Esta postagem pretende apresentar uma síntese conclusiva acerca de tudo o que foi proposto pela ementa do curso em relação ao que foi proposto e exposto durante as aulas da disciplina TAELP I.
Uma das primeiras temáticas abordadas pela disciplina e que serviria permearia toda o processo de aprendizagem da disciplina foi a questão da Avaliação formativa. Pudemos observar a necessidade de estabelecermos uma avaliação condizente com o objetivo maior da educação, que é o compromisso com o educar. Desta forma, fica claro que uma avaliação pertinente com esse objetivo deve focar a aprendizagem significativa, e não fixar os olhares para a obtenção notas pelos alunos. Para que isso se dê é fundamental elaborar o processo educativo com base no diálogo, um trabalho nem sempre fácil, mas necessário para obtenção de resultados de qualidade.
No que diz respeito à formação da criança permeia os primeiros contatos que ela tem com o mundo letrado, momento anterior ao seu ingresso na escola e que na maioria das vezes é ignorado por ela. Da mesma forma, se entendimento da leitura e da escrita é elaborado progressivamente, apresentando em alguns momentos dificuldades de sistematização da técnica da leitura e da escrita, que só serão amenizadas posteriormente a classe de alfabetização. Uma forma de trazer o mundo letrado para a escola foi o trabalho com rótulos, onde a criança pode identificar em objetos conhecidos do seu cotidiano a projeção da grafia e da leitura.
O trabalho com rótulos também nos propõe a trazer para a escola diferentes tipos de textos com a finalidade de apresentar aos alunos sua funcionalidade para o meio social analisando suas características particulares para esse fim. Esse trabalho, porém, exige do professor que tenha pleno conhecimento da diferença entre tipos de texto (forma como cada texto é escrito) e gêneros textuais (característica específica do texto, de acordo o seu propósito). Nessa perspectiva, entendemos que se faz necessário para uma aprendizagem significativa que os conteúdos sejam passados de forma prazerosa para a criança.
Para nos aprofundamos mais, percebemos a necessidade de entendermos as temáticas que permeiam a oralidade, entendendo a importância da mesma para a construção da escrita. É interessante destacar que é através da oralidade que a criança aprende os primeiros conceitos de estrutura sintática e já adentram a escola com esses pontos apreendidos. A partir daí, a leitura nos propõe estudarmos uma série de características da oralidade, e com a proposta de trabalho apresentada pelo professor, pudemos criar nossos próprios exemplos frente a essas características, o que, a meu ver, foi fundamental para o entendimento desses conceitos. Com esta temática, entendemos que a criança deve perceber que a oralidade é uma variável, de acordo com o momento em que estamos, e que a mesma deve se adequar a esses momentos, sendo eles formais ou informais.
Ao nos aprofundarmos sobre a alfabetização, surgem com mais força os debates acerca da bagagem cultural que a criança traz para a escola, através dos mais variados estímulos, e como, de fato, o professor, uma das fortes influências da criança, pode aproveitar essa bagagem. Tratamos também de como as crianças, sejam elas de quaisquer classes, tem condições de aprenderem sendo estimuladas. Voltamos também a rever a importância de diferentes materiais escritos utilizados de diversas formas, sempre com o intuito de fazer a criança refletir sobre o que está elaborando, utilizando o diálogo como forma de aprendizagem. Para a escrita, é fundamental a utilização de materiais concretos para que a criança possa estabelecer relação entre leitura e escrita. Nesse sentido, a proposta maior é trabalhar de forma que a aprendizagem seja prazerosa e significativa para o aluno, atingindo, assim, o objetivo do educar.
Esta perspectiva de significado para o aluno perpassa também pela questão do regionalismo. Por ter um nosso país um vasto território e, além disso, termos variações lingüísticas até mesmo dentro de um estado, fica clara a necessidade de o professor dominar a prosódia, como dito em postagem anterior significa especificidades da língua, no sentido de identificar o que é dificuldade ou deficiência do que é particularidade, sem, no entanto, discriminar o aluno. Isto pode ser trabalhado com leitura e construção de histórias, inserindo sempre o que está sendo estudado ao contexto real do aluno.
A última temática, mais conceitual a cerca da alfabetização, focaliza os modos de aquisição da leitura e da escrita pela criança, indo de estágios menos evoluídos para os mais evoluídos. Estes estudos, com base nas teorias de Jean Piaget, apontam que a criança recebe novas informações, trabalhando-as com as que já possui e, a partir daí, concluindo de forma particular um novo aprendizado a partir da construção de uma hipótese. Entretanto, cabe ressaltar que estas resoluções partem de conflitos que as crianças apresentam no embate entre novas idéias com as que já tem. É a partir daí que a criança vai formular lógicas que vão sendo adaptadas a medida em que vai equilibrando as novas informações até alcançar o nível em quem estará apta para ler. Com relação a isso, fica claro que a escola deve estar atenta a cada aluno e a sua forma de conceber e formular as informações. Para isso, o professor deve estar atento ao que se considera o “erro”, entendendo-o como um norteador da sua prática. Os métodos para esse ensino devem, então, estar pautados na construção racional e contextualizada do aluno, atentando para o ambiente e para formas mais interessantes de aprender.
Em suma, o que fica caracterizado para nós é que muito se fala sobre a alfabetização, mas o que é de responsabilidade do professor, e que permeou todos os nossos debates, é que a atenção ao que é específico do aluno deve ser o norteador para o trabalho do professor; é o aluno quem vai estabelecer o que deve ser trabalhado e de que forma. Atento a este pressuposto, o professor certamente estará exercendo seu papel e alcançando os objetivos propostos satisfatoriamente.
TAELP 1 - 2015.1 Aulas 4 e 5
Há 9 anos
Excelente síntese! Abordou os pontos mais relevantes da disciplinas, fazendo uma apanhado completo de nossa trajetória.
ResponderExcluir