De acordo com a proposta apresentada no inicio do período ─ fazer um portifólio eletrônico a partir das construções dos conteúdos estudados em sala na disciplina Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa I ─ pretendo, através desta postagem, fazer uma última avaliação do processo vivido.
A primeira e mais preponderante foi a questão da avaliação formativa, que pressupõe três objetivos fundamentais, destacados no texto de autoria do próprio professor sobre a construção do portifólio eletrônico: informar, a medida em que nos nutrimos dos diversos conteúdos propostos; Servir como suporte para a aprendizagem dos alunos, pois serviu para que aprendêssemos com nossos próprios erros; informar os dois principais sujeitos do processo, funcionando como uma via de mão dupla, tanto servindo ao crescimento do aluno como oferecendo o norte ao trabalho do professor.
Desta forma, desde o inicio nossas construções foram elaborada mediante as postagens eletrônicas, que puderam ser formuladas e reformuladas com o acompanhamento do professor, podendo, a partir dessas formulações, rever a nossa própria prática. Entretanto, como o semestre atravessou momentos de instabilidade, houve algumas postagens que ficaram sem comentários, as quais considerei pertinentes por parte do professor, sem a necessidade de intervenções. Essa experiência com avaliação formativa, contudo, se constituiu continuamente como exemplo para a nossa própria prática, sempre relacionando a avaliação aos critérios colocados pela turma mediante as suas características particulares, formulando uma avaliação democrática e participativa.
Neste sentido, obtivemos um grande crescimento em temos de aprendizagem e manejo das ferramentas eletrônicas que o blog nos pôde oferecer, e, mais do que isso, pudemos compartilhar experiências com os demais colegas de turma, o que abrilhantou nossa trajetória.
Da mesma forma, procurei em minhas postagens atentar para as etapas do portifólio: coleta de informações, interpretação e adaptação das atividades de ensino e aprendizagem, constituindo assim uma reflexão com vistas a prática. Nesta mesma perspectiva, procurei contemplar em meus trabalhos as vivências que possuo com as turmas de alfabetização fazendo o movimento entre reflexão e ação, que deve ser contínuo.
Os conteúdos apresentados na disciplina, em especial na segunda metade do semestre letivo se apresentaram como parâmetros teóricos de grande auxilio para a minha prática, nos quais pude evidenciar características da aprendizagem da leitura e da escrita e que fazem parte do meu cotidiano enquanto profissional da educação. Também, nesta segunda fase pude concretizar os trabalhos com mais afinco e atentando aos prazos, o que foi uma grande vitória, visto os inúmeros compromissos e datas que assumi neste início de no.
Para finalizar, gostaria de parabenizar a iniciativa do professor Ivanildo Amaro em flexibilizar as formas de avaliação e os prazos de postagens das postagens no blog. Especialmente os prazos mais espaçados me auxiliaram muito, neste momento de grande contingente de leitura para a monografia e cronograma apertado. Isso só provou que a idéia passada por ele, de que o professor deve estar atento às prerrogativas dos alunos e adequar a sua prática a eles em prol de um objetivo maior, não era mero palavrório universitário. Obrigada de antemão, Professor!
TAELP 1 - 2015.1 Aulas 4 e 5
Há 9 anos
Suellen, a proposta sempre foi no sentido de avancarmos em praticas diferenciadas do tradicional... A minha defesa nesta forma de avaliação se deveu ao fato de acreditar que e possivel fazer diferente... Voce demonstrou um esforco constante de fazer o melhor. Parabens pela participacao neste processo.!!
ResponderExcluir