Placa Comemorativa da pedra fundamental do Pedagogium, destinada ao Dr. Benjamin Constant

Placa Comemorativa da pedra fundamental do Pedagogium, destinada ao Dr. Benjamin Constant
Com licença para mais uma das minhas apropriações, está placa também inalgurará meu Blog. hehehehehe. Detalhe interessante: O pedagogium abrigou em uma de suas salas os primeiros eventos da Academia Brasileira de Letras.

domingo, 26 de julho de 2009

Avaliação Final

De acordo com a proposta apresentada no inicio do período ─ fazer um portifólio eletrônico a partir das construções dos conteúdos estudados em sala na disciplina Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa I ─ pretendo, através desta postagem, fazer uma última avaliação do processo vivido.
A primeira e mais preponderante foi a questão da avaliação formativa, que pressupõe três objetivos fundamentais, destacados no texto de autoria do próprio professor sobre a construção do portifólio eletrônico: informar, a medida em que nos nutrimos dos diversos conteúdos propostos; Servir como suporte para a aprendizagem dos alunos, pois serviu para que aprendêssemos com nossos próprios erros; informar os dois principais sujeitos do processo, funcionando como uma via de mão dupla, tanto servindo ao crescimento do aluno como oferecendo o norte ao trabalho do professor.
Desta forma, desde o inicio nossas construções foram elaborada mediante as postagens eletrônicas, que puderam ser formuladas e reformuladas com o acompanhamento do professor, podendo, a partir dessas formulações, rever a nossa própria prática. Entretanto, como o semestre atravessou momentos de instabilidade, houve algumas postagens que ficaram sem comentários, as quais considerei pertinentes por parte do professor, sem a necessidade de intervenções. Essa experiência com avaliação formativa, contudo, se constituiu continuamente como exemplo para a nossa própria prática, sempre relacionando a avaliação aos critérios colocados pela turma mediante as suas características particulares, formulando uma avaliação democrática e participativa.
Neste sentido, obtivemos um grande crescimento em temos de aprendizagem e manejo das ferramentas eletrônicas que o blog nos pôde oferecer, e, mais do que isso, pudemos compartilhar experiências com os demais colegas de turma, o que abrilhantou nossa trajetória.
Da mesma forma, procurei em minhas postagens atentar para as etapas do portifólio: coleta de informações, interpretação e adaptação das atividades de ensino e aprendizagem, constituindo assim uma reflexão com vistas a prática. Nesta mesma perspectiva, procurei contemplar em meus trabalhos as vivências que possuo com as turmas de alfabetização fazendo o movimento entre reflexão e ação, que deve ser contínuo.
Os conteúdos apresentados na disciplina, em especial na segunda metade do semestre letivo se apresentaram como parâmetros teóricos de grande auxilio para a minha prática, nos quais pude evidenciar características da aprendizagem da leitura e da escrita e que fazem parte do meu cotidiano enquanto profissional da educação. Também, nesta segunda fase pude concretizar os trabalhos com mais afinco e atentando aos prazos, o que foi uma grande vitória, visto os inúmeros compromissos e datas que assumi neste início de no.
Para finalizar, gostaria de parabenizar a iniciativa do professor Ivanildo Amaro em flexibilizar as formas de avaliação e os prazos de postagens das postagens no blog. Especialmente os prazos mais espaçados me auxiliaram muito, neste momento de grande contingente de leitura para a monografia e cronograma apertado. Isso só provou que a idéia passada por ele, de que o professor deve estar atento às prerrogativas dos alunos e adequar a sua prática a eles em prol de um objetivo maior, não era mero palavrório universitário. Obrigada de antemão, Professor!

Um comentário:

  1. Suellen, a proposta sempre foi no sentido de avancarmos em praticas diferenciadas do tradicional... A minha defesa nesta forma de avaliação se deveu ao fato de acreditar que e possivel fazer diferente... Voce demonstrou um esforco constante de fazer o melhor. Parabens pela participacao neste processo.!!

    ResponderExcluir