Homenagem a uma instituição criada em 1890 no Brasil, com a finalidade de proporcionar debates acerca da educação e a implementar o múseu e a revista pedagógica. Da mesma forma, minha proposta é de que o espírito deste espaço virtual seja semelhante ao do Pedagogium: a de pensarmos propostas em conjunto para a melhoria ensino, neste caso em Lingua Portuguesa para as Séries Iníciais.
Propósitos gerais do Portfólio 1. Manusear múltiplas ferramentas tecnológicas, proporcionando a expressão linguagens diferenciadas e a evidência de aprendizagens múltiplas; 2. Proporcionar a integração entre teoria e prática no âmbito do ensino da língua materna; 3. Evidenciar os processos de aprendizagem relativos aos conhecimentos específicos da disciplina Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa 1 – Educação Infantil; 4. Vivenciar a avaliação formativa como princípio teórico/prático para o trabalho pedagógico do professor e dos graduandos de modo a propiciar uma atuação conjunta para promover as aprendizagens; 5. Sistematizar as produções para evidenciar os progressos nas aprendizagens. DESCRITORES DO PORTFÓLIO(CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO) 1. Cumprimento dos propósitos gerais; 2. Cumprimento do propósito específico; 3. Cumprimento de prazos (postagens semanais, socializações agendadas, etc) 4. Construção processual (ao longo do semestre) 5. Organização que facilite a compreensão das produções; 6. Apresentação de análise/reflexão das produções e de outros materiais incluídos; 7. Correção linguística dos textos (conforme as situações comunicativas, aos gêneros e aos tipos textuais, etc.); 8. Utilização de múltiplas linguagens (vídeo, áudio, imagens, etc.); 9. Existência de materiais complementares relacionados às temáticas discutidas; 10. Apresentação de síntese conclusiva; 11. Apresentação de avaliação final do processo de construção e elaboração do portfólio. Propósitos específicos: 1. Elevar a aprendizagem na questão do Ensino de Língua Portuguesa, seus aspectos e metodologias; 2. Aumentar meu leque de conhecimentos, incluindo em tecnologias. 3. Construir processos de análise e auto-análise; 4. Concluir meu curso de formação.
Placa Comemorativa da pedra fundamental do Pedagogium, destinada ao Dr. Benjamin Constant
Com licença para mais uma das minhas apropriações, está placa também inalgurará meu Blog. hehehehehe. Detalhe interessante: O pedagogium abrigou em uma de suas salas os primeiros eventos da Academia Brasileira de Letras.
domingo, 24 de maio de 2009
Morte ao Gerúndio!!!
Gente... Já tinha comentado com algumas pessoas que faria esta postagem. Estou ficando preocupada com o emprego do gerúndio pelos falantes (em especial os que educo... rs*) O gerúndio é uma forma verbal que indica uma ação que está em andamento, algo que não está completo. Essa forma verbal sempre é formada pela partícula –ndo unida ao verbo. Acredito que as pessoas falaram tanto do "gerundismo", aquele uso excessivo e inaplicável do gerúndio, tão marcadamente entoado pelos operadores de telemarqueting ("vou estar verificando" ou "pode estar esperando", por exemplo), que agora o "pobre" gerundio está morreNDo! Uma nova moda surgiu: a do " tô pagaNO!!!" (fala chave da personagem Lady Katy, do programa Zorra Total). As pessoas não tem mais pudor em usar, ao invés do "ND" característico do gerúndio, usar apenas o N... Estão, elas agora estão pagaNo, bebeNo, sorriNo... Isso é uma característica constante na fala de meus alunos, de seus pais (como já pude notar em alguns casos) e até na fala de pessoas próximas... Ainda não verifiquei que fator leva a esse "fenômeno" de nossa língua, mas percebo que há uma proliferação nas classes mais populares e ainda é incitada específicamente por essa personagem na mídia, tão aclamada pelas crianças. Tenho, enquanto profissional da educação, travado uma batalha nesse sentido, mas estou expondo minha aflição e pedindo a ajuda de todos no quisito sugestões. Vamos Lá ... Me ajudem a salvar o gerúndio!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário