Placa Comemorativa da pedra fundamental do Pedagogium, destinada ao Dr. Benjamin Constant

Placa Comemorativa da pedra fundamental do Pedagogium, destinada ao Dr. Benjamin Constant
Com licença para mais uma das minhas apropriações, está placa também inalgurará meu Blog. hehehehehe. Detalhe interessante: O pedagogium abrigou em uma de suas salas os primeiros eventos da Academia Brasileira de Letras.

domingo, 24 de maio de 2009

Morte ao Gerúndio!!!


Gente...
Já tinha comentado com algumas pessoas que faria esta postagem.
Estou ficando preocupada com o emprego do gerúndio pelos falantes (em especial os que educo... rs*)
O gerúndio é uma forma verbal que indica uma ação que está em andamento, algo que não está completo. Essa forma verbal sempre é formada pela partícula –ndo unida ao verbo.
Acredito que as pessoas falaram tanto do "gerundismo", aquele uso excessivo e inaplicável do gerúndio, tão marcadamente entoado pelos operadores de telemarqueting ("vou estar verificando" ou "pode estar esperando", por exemplo), que agora o "pobre" gerundio está morreNDo!
Uma nova moda surgiu: a do " tô pagaNO!!!" (fala chave da personagem Lady Katy, do programa Zorra Total).
As pessoas não tem mais pudor em usar, ao invés do "ND" característico do gerúndio, usar apenas o N... Estão, elas agora estão pagaNo, bebeNo, sorriNo... Isso é uma característica constante na fala de meus alunos, de seus pais (como já pude notar em alguns casos) e até na fala de pessoas próximas...
Ainda não verifiquei que fator leva a esse "fenômeno" de nossa língua, mas percebo que há uma proliferação nas classes mais populares e ainda é incitada específicamente por essa personagem na mídia, tão aclamada pelas crianças.
Tenho, enquanto profissional da educação, travado uma batalha nesse sentido, mas estou expondo minha aflição e pedindo a ajuda de todos no quisito sugestões.
Vamos Lá ... Me ajudem a salvar o gerúndio!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário