Placa Comemorativa da pedra fundamental do Pedagogium, destinada ao Dr. Benjamin Constant

Placa Comemorativa da pedra fundamental do Pedagogium, destinada ao Dr. Benjamin Constant
Com licença para mais uma das minhas apropriações, está placa também inalgurará meu Blog. hehehehehe. Detalhe interessante: O pedagogium abrigou em uma de suas salas os primeiros eventos da Academia Brasileira de Letras.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Leitura e Escrita Inicial

A temática abordada na aula dois e três da disciplina TAELP faz muita relação com a minha própria prática docente.
A princípio o professor se colocou com relação ao modelo condutivista, que chamamos de tradicional, o qual o aluno aprende de forma seqüencial, do simples ao complexo. Neste caso, a aluno seria apenas um receptáculo. Já no modelo construtivista este mesmo aluno seria o ator principal de sua aprendizagem, podendo adquirir o mesmo de diversas formas e seqüências.
A questão da bagagem que a criança traz de seu primeiro convívio social e do mundo a sua volta, que é um mundo letrado, é enorme e muitas vezes rejeitada pela escola. Entretanto, posso perceber que esta mesma bagagem é que vai dar respaldo para que esta criança faça as primeiras articulações do som ao signo escrito.
Com tudo isso, ainda temos a dificuldade, citada no texto, que é a questão da escrita e fonética de algumas letras na língua portuguesa. Um exemplo da minha turma é a dificuldade entre as letras “g” e “j”. Na escrita da palavra gato o “gê” é acrescentado sem nenhum problema, mas para a palavra jogo a maioria utiliza também a letra “gê” na sílaba “jo” (escrevem “gogo”). Estou trabalhando duro com minha turma para a compreensão destes “pequenos detalhes” de nossa língua mãe.
Após a leitura do texto o professor nos ofereceu uma proposta de trabalho que consistia em trazer para a turma atividades que pudessem trabalhar a leitura e a sua prática para as séries iniciais. As minhas sugestões são as seguintes:

Elaboração de Livro Infantil:

Este livro foi elaborado a partir da leitura de algumas histórias durante a semana com meus alunos. (trabalhei com o livro visto que era a semana de comemoração). Entretanto, a proposta foi de pegar alguma história de lobo, que foi eleita a “mais legal” pela turma e transformá-la em uma história diferente. Pedi aos alunos que elegessem alguns personagens para colocar na história e eles escolheram além do lobo, a Chapeuzinho Vermelho, o Super-men e a Pequena Sereia e criaram uma história.
Fui então escrevendo no quadro com a ajuda dos mesmos, sempre atenta a leitura de cada palavra e informando novas junções e sons. Atentei também a questão da estruturação do texto, observando com eles a seqüência cronológica dos fatos. Por fim, cada um copiou em seu mini-livro, ilustrando-o cena a cena. Avaliei esta atividade como produtiva, porque percebi que eles se deram conta que foi uma criação de cada um, até mesmo a escrita (falas do tipo: “olha o que eu escrevi!”), além de estimular a criatividade de cada um e fazê-los trabalhar em equipe, o que muitas vezes é difícil.

Hemeroteca

Uma outra atividade que faço em minha sala e que acredito contribuir para a aquisição da leitura e gosto pela mesma é a Hemeroteca (do verbete: lugar onde se arquivam jornais e outras publicações periódicas).
Pedi a cada criança que pesquise junto com seus pais e leve todas as segundas-feiras uma reportagem de jornal ou revista que tenha chamado sua atenção. Em sala faço a leitura de cada reportagem com eles, mostrando sua diagramação e fazendo comparações com os outros tipos de gêneros literários, e coloco em um mural próprio. Tenho percebido que eles visitam o mural posteriormente e existe a tentativa de leitura por parte de alguns. O mais interessante é que quando alguém descobre uma palavra, todos os outros vão até a mesma palavra ler novamente, pra reafirmar sua habilidade na leitura (bonitinho, não?!).

Trabalhando com Rótulos
Por último, andei pesquisando com relação a rótulos e achei algumas atividades legais, dentre elas destaco aqui o bingo de rótulos. Acredito que mais especificamente trabalhar com rótulos é uma atividade que tem um impacto maior no sentido em que faz parte do cotidiano da criança, tornando-se mais significativo do que algumas outras atividades.
Além da brincadeira, que chama atenção, a sugestão dada pelo professor é a de fazer a leitura do rótulo como um todo, como um meio de mostrar informações relevantes sobre determinado produto. Bom, pretendo fazer ainda esta atividade e postarei minhas conclusões assim que puder, ok?!

Como disse acima, tenho testado algumas dessas atividades e tenho visto que apesar de trabalhosas são mais imactantes que o velho método "cuspe e giz". Então vale a pena o esforço em prol dos nossos objetivos.
Até a Próxima e um beijo grande a todos!

Um comentário:

  1. As atividades estão interessantes. Sugiro que procure organizar suas reflexões de uma forma mais fácil de identificarmos os aspectos mais relevantes. Observe o descritor de número 5. Como você colocou todos os comentários juntos, numa única sequência, ficou difícil de discernir uma atividade da outra... pense a respeito...

    Abs
    Ivan

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