Placa Comemorativa da pedra fundamental do Pedagogium, destinada ao Dr. Benjamin Constant

Placa Comemorativa da pedra fundamental do Pedagogium, destinada ao Dr. Benjamin Constant
Com licença para mais uma das minhas apropriações, está placa também inalgurará meu Blog. hehehehehe. Detalhe interessante: O pedagogium abrigou em uma de suas salas os primeiros eventos da Academia Brasileira de Letras.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Gênero Textual X Tipologia Textual


Como exposto em sala de aula, percebemos que existe a necessidade do professor de língua trabalhar com diferentes textos, mostrando ao aluno a importância das informações de cada um, como já foi apresentado com as atividades de auxílio à leitura e escrita iniciais.
Entretanto, é de suma importância que esse mesmo professor tenha em mente dois conceitos muito importantes para embasar essas atividades: gênero textual e tipologia textual.
Essas duas conceitualizações são muito difundidas, porém confundidas entre si (confesso que me pareceu a mesma coisa, a princípio... rs*).
Destacando as definições com base em Marcuschi podemos dizer que quando nos referimos a gênero textual estamos caracterizando os mais diversos tipos de textos, cada um deles com uma finalidade particular a ser cumprida e, por isso, apresentam uma característica específica. Já a tipologia textual se refere a forma como cada texto é escrito. Pensando nessa perspectiva, percebemos que pode haver textos que tenham um gênero específico, mas que apresente diferentes tipologias textuais.
Para o aluno, esse tipo de conceitos para é importante para que percebam as minúcias de cada gênero de acordo com o que se pretende informar e as diversas tipologias agindo em prol do que se quer transmitir, ou seja, mostrar a importância social do texto.
Porém, para que isso se dê é necessário que estes conteúdos sejam trabalhados de forma prazerosa e com significado para o educando, para que o mesmo tenha uma melhor percepção dos conteúdos abordados e internalize-os de forma mais eficaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário