Como exposto em sala de aula, percebemos que existe a necessidade do professor de língua trabalhar com diferentes textos, mostrando ao aluno a importância das informações de cada um, como já foi apresentado com as atividades de auxílio à leitura e escrita iniciais.
Entretanto, é de suma importância que esse mesmo professor tenha em mente dois conceitos muito importantes para embasar essas atividades: gênero textual e tipologia textual.
Essas duas conceitualizações são muito difundidas, porém confundidas entre si (confesso que me pareceu a mesma coisa, a princípio... rs*).
Destacando as definições com base em Marcuschi podemos dizer que quando nos referimos a gênero textual estamos caracterizando os mais diversos tipos de textos, cada um deles com uma finalidade particular a ser cumprida e, por isso, apresentam uma característica específica. Já a tipologia textual se refere a forma como cada texto é escrito. Pensando nessa perspectiva, percebemos que pode haver textos que tenham um gênero específico, mas que apresente diferentes tipologias textuais.
Para o aluno, esse tipo de conceitos para é importante para que percebam as minúcias de cada gênero de acordo com o que se pretende informar e as diversas tipologias agindo em prol do que se quer transmitir, ou seja, mostrar a importância social do texto.
Porém, para que isso se dê é necessário que estes conteúdos sejam trabalhados de forma prazerosa e com significado para o educando, para que o mesmo tenha uma melhor percepção dos conteúdos abordados e internalize-os de forma mais eficaz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário