Decidi levar os estudos relacionados a Oralidade e Escrita para a sala de aula, sugerindo que fizéssemos um esquete em sala de aula, onde vivenciaríamos dois momentos distintos, mas que infelizmente não pude gravar: O primeiro aconteceria no encontro de um aluno com uma personalidade importante, o qual foi escolhida por todos, e o outro seria o encontro informal entre dois amigos. Foi escolhida a personalidade: o presidente Lula, interpretado por Daniel, e o aluno seria Paulo Ricardo. No outro módulo seriam as próprias crianças, Maria Eduarda e Felipe.
Para fazer o script, inicialmente coloquei a necessidade de determinamos um assunto. Para o primeiro caso, ficou colocado que o assunto seria relacionado a destruição da floresta amazônica, e no segundo seria um passeio ao shopping.
No momento de escrever as falas fiz uma problematização, perguntando se a forma como falaríamos no segundo teatro seria igual ao dá primeira. Todos eles concordaram que não. Então pedi para que eles me dissessem qual seria a diferença entre os diálogos. Eles ficaram em dúvida. Desta forma, pedi para que eles pensassem como falam com o colega e se deveríamos falar da mesma forma com uma pessoa importante. Então, foi levantando a questão de que não deveríamos falar de qualquer forma com pessoas importantes, mas atendendo a uma certa estética da fala.
Então, elaboramos as falas e levantei uma nova questão: como vão acontecer as falas, todas ao mesmo tempo? A resposta foi que cada fala aconteceria na sua vez, pois se acontecesse juntas “ninguém entenderia nada”.
Então elaboramos da seguinte forma (idéia deles):
Presidente Lula: “Olá menino, como você vai?”
Paulo Ricardo: “Olá Presidente, eu vou bem, e o Senhor?” (trocamos o “você” pelo “Senhor”)
PL: “Soube que gostaria de falar comigo... O que e?”
PR.: “Sabe, Presidente, existem algumas pessoas na Amazônia que querem derrubar as árvores, mas se isso acontecer, nosso ar vai ficar cada vez mais sujo”.
PL: “É verdade?! Vou mandar aos policias para prender esses homens maus!”
P.R: “Obrigado, Presidente, o Senhor Está salvado o nosso planeta”.
A segunda se deu da seguinte forma:
Maria Eduarda: “E ai, Felipe?! Eu tô indo pro shopping... Você quer ir comigo?!” (perguntei se seria conveniente usar o “você” ou o “Senhor”,e, por consenso, decidiram que você era apropriado, mas que se fosse uma pessoa mais velha deveria usar o “Sr”)
Felipe: “Não sei... Eu peguei a gripe suína... fiquei muito gripado!” (Meus alunos sempre atualizados! rs*)
MA: “Mas você parece bem melhor!”
F: “Então, ta!”
No fim, levantei a questão de que existem diferenças entre as falas formais e informais, e, além disso, foi bem divertido para eles.
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