Placa Comemorativa da pedra fundamental do Pedagogium, destinada ao Dr. Benjamin Constant

Placa Comemorativa da pedra fundamental do Pedagogium, destinada ao Dr. Benjamin Constant
Com licença para mais uma das minhas apropriações, está placa também inalgurará meu Blog. hehehehehe. Detalhe interessante: O pedagogium abrigou em uma de suas salas os primeiros eventos da Academia Brasileira de Letras.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Levando Para a Prática



Decidi levar os estudos relacionados a Oralidade e Escrita para a sala de aula, sugerindo que fizéssemos um esquete em sala de aula, onde vivenciaríamos dois momentos distintos, mas que infelizmente não pude gravar: O primeiro aconteceria no encontro de um aluno com uma personalidade importante, o qual foi escolhida por todos, e o outro seria o encontro informal entre dois amigos. Foi escolhida a personalidade: o presidente Lula, interpretado por Daniel, e o aluno seria Paulo Ricardo. No outro módulo seriam as próprias crianças, Maria Eduarda e Felipe.
Para fazer o script, inicialmente coloquei a necessidade de determinamos um assunto. Para o primeiro caso, ficou colocado que o assunto seria relacionado a destruição da floresta amazônica, e no segundo seria um passeio ao shopping.
No momento de escrever as falas fiz uma problematização, perguntando se a forma como falaríamos no segundo teatro seria igual ao dá primeira. Todos eles concordaram que não. Então pedi para que eles me dissessem qual seria a diferença entre os diálogos. Eles ficaram em dúvida. Desta forma, pedi para que eles pensassem como falam com o colega e se deveríamos falar da mesma forma com uma pessoa importante. Então, foi levantando a questão de que não deveríamos falar de qualquer forma com pessoas importantes, mas atendendo a uma certa estética da fala.
Então, elaboramos as falas e levantei uma nova questão: como vão acontecer as falas, todas ao mesmo tempo? A resposta foi que cada fala aconteceria na sua vez, pois se acontecesse juntas “ninguém entenderia nada”.
Então elaboramos da seguinte forma (idéia deles):
Presidente Lula: “Olá menino, como você vai?”
Paulo Ricardo: “Olá Presidente, eu vou bem, e o Senhor?” (trocamos o “você” pelo “Senhor”)
PL: “Soube que gostaria de falar comigo... O que e?”
PR.: “Sabe, Presidente, existem algumas pessoas na Amazônia que querem derrubar as árvores, mas se isso acontecer, nosso ar vai ficar cada vez mais sujo”.
PL: “É verdade?! Vou mandar aos policias para prender esses homens maus!”
P.R: “Obrigado, Presidente, o Senhor Está salvado o nosso planeta”.

A segunda se deu da seguinte forma:
Maria Eduarda: “E ai, Felipe?! Eu tô indo pro shopping... Você quer ir comigo?!” (perguntei se seria conveniente usar o “você” ou o “Senhor”,e, por consenso, decidiram que você era apropriado, mas que se fosse uma pessoa mais velha deveria usar o “Sr”)
Felipe: “Não sei... Eu peguei a gripe suína... fiquei muito gripado!” (Meus alunos sempre atualizados! rs*)
MA: “Mas você parece bem melhor!”
F: “Então, ta!”

No fim, levantei a questão de que existem diferenças entre as falas formais e informais, e, além disso, foi bem divertido para eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário